top of page

História do GSMN

Na década de 1960, o então secretário da Federação Espírita do Estado de São Paulo, Comandante Edgard Armond, designou um grupo de trabalhadores para auxiliar na implantação da assistência espiritual e da Escola de Aprendizes do Evangelho no Centro Espírita Seara Bendita. Esse grupo logo começou a prestar assistência social a moradores da comunidade Alba, na Vila Santa Catarina, São Paulo. O atendimento ocorria em casas dos próprios moradores que, gentilmente, ofereciam o espaço. 

 

Ao encerrar as atividades no Seara Bendita, esses trabalhadores se uniram para fundar uma nova casa espírita. Isto, já no final do ano de 1970.

 

Fazia-se necessário, então, que se conseguisse uma sede para atendimento espiritual dos que procuravam ajuda. Após ocupar o subsolo de um imóvel do Grupo Razin, cedido pelo seu presidente à época, Nei Prieto Peres, o grupo conseguiu uma garagem na Rua Tito Lívio, 80, Vila Santa Catarina. Oficialmente, este foi o primeiro endereço do Grupo Socorrista Maria de Nazaré.

 

Era necessário também um espaço mais adequado para o atendimento social, já que o número de assistidos crescia a cada dia, e as casas dos gentis moradores da comunidade já não comportavam o movimento. A solução veio com o recebimento de uma doação que possibilitou a aquisição de um terreno na Rua Américo Moretti, 68, e a construção da primeira sede própria do Grupo Socorrista Maria de Nazaré, a sua Casa 1, dedicada a trabalhos de assistência social.

 

Com o crescimento da demanda por assistência espiritual, a pequena garagem da Rua Tito Lívio ficou apertada, e o GSMN mudou-se para um pequeno sobrado, na Rua Tebas, bairro de Campo Belo.  Em dois meses, o sobrado já não comportava o número de assistidos, exigindo um espaço maior. Em 1974, foi alugada uma casa na Rua Tapés, 246, local onde o Grupo permaneceu até 1989.

 

Finalmente, em 7 de janeiro de 1989, o Grupo Socorrista Maria de Nazaré transferiu-se para sua segunda sede própria, na Rua Vapabussu, 272, Jardim Aeroporto, esta dedicada à assistência espiritual, onde permanece aberta a todos que necessitam de atendimento ou queiram aprofundar seus conhecimentos da Doutrina Espírita.

GSMN
GSMN
bottom of page